Propaganda Que Foge
Um blog dedicado àquelas propagandas e campanhas que fogem do padrão e do ordinário – por Rafael Halpern

A Hiperimagem (e a NFL?)

A hipermídia oferece recursos adicionais às imagens normais de tal forma que ela possui a possibilidade e potencialidade de adicionar valor e expressividade. A manipulação de imagens diante a adição de programação, animação, ou mesmo áudio, pode tornar uma simples imagem em uma hiperimagem.  Mas não podemos pensar que a hipeimagem se limita somente a hipermídia, pois assim como podemos achar aspectos do hipertexto fora da hipermídia, podemos achar a hiperimagem fora da hipermídia e dentro de outros meios.  Na hiperimagem, uma simples imagem deixa de ser somente um recurso ilustrativo e ganha nova força e funções dentro do conteúdo hipermídiatico; ela no entanto, é apenas uma mera gama de possibilidades do que pode vir a ser neste mundo de hipermídias. Um fato curiouso sobre a hiperimagem é que é impossível evitar as diferentes interpretações realizadas por diferentes receptores, cada um terá a sua própria relação com a hiperimagem.

Eu vi um exemplo bem marcante sobre hiperimagem. A ação foi feita para promover as noites de segunda do futebol americano (NFL) na ESPN pela empresa Wieden + Kennedy. Enquanto as pessoas passam na rua, eles podem atuar como um wide receiver recebendo as bolas lançados a eles por um quarterback virtual.  O projeto comunicacional esta em vitrines em Nova York, Boston e Chicago e possui um placar que mostra os seus pontos em tempo real com as suas jogadas sendo narradas por apresentadores da ESPN. O jogo possui um sistema de reconhecimento de gestos por isto podemos dizer que nenhum receptor desta hiperimagem terá a mesma interpretação, pois cada um faz gestos diferentes.

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